Enquadramento

Sustentabilidade


A CIMPOR acredita e investe nos países onde opera e, como um ator industrial importante em muitos desses mercados, participa de forma ativa no desenvolvimento das respetivas comunidades.

Um stress global crescente ao nível da disponibilidade de recursos naturais e a necessidade de manutenção do tecido social obriga a que todos os atores da comunidade reflitam e ajam no sentido de preservar o meio ambiente e as estruturas socioeconómicas, das quais fazem parte, contribuindo para a sua maior resiliência.

Num setor intensivo no uso dos recursos naturais e numa sociedade cada vez mais atenta à forma como é gerada a riqueza, torna-se inevitável a integração, nas regras de conduta empresarial, de aspetos socioeconómicos e ambientais que respeitem a necessidade de preservação do nosso legado para as gerações futuras e sigam as melhores práticas a nível global.

As questões ambientais e sociais assumem um carácter estratégico para a CIMPOR, que está comprometida em minimizar os impactos e gerir a pegada ambiental das suas operações de forma a contribuir para a preservação do frágil equilíbrio do nosso planeta e estabelecer relações duradouras com as comunidades envolventes.

Neste âmbito, a Estratégia da CIMPOR visa reduzir até 2030 em 37% as emissões específicas diretas de CO2 e alcançar a Neutralidade Carbónica em 2050. A medida, integrada na estratégia ambiental a longo prazo da empresa, enquadra-se no plano de transição para uma economia neutra em carbono, que deverá ocorrer a meio deste século. 

Para o cumprimento desta sua nova meta ambiental, a CIMPOR compromete-se para já a investir cerca de 100 milhões de Euros em projetos de modernização de ativos industriais e em I&D até 2030.