ODS / UN SDG

ODS / UN SDG


Objetivos de Desenvolvimento Sustentável / United Nations Sustainable Development Goals.

Com o propósito de fortalecer os laços de confiança do mundo empresarial com os seus stakeholders, no 2.º semestre de 2015, a quase totalidade dos países do mundo, no contexto das Nações Unidas, definiram as prioridades e aspirações do desenvolvimento sustentável global para 2030.

Procurando mobilizar esforços à escala global e de forma a alcançar um impacto positivo na sociedade foram definidos para as nossas atividades um conjunto de objetivos e metas que vão ao encontro dos designados de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS (UN Sustainable Development Goals - SDG). 

A magnitude dos ODS exige ações de escala, por isso e pela parte que nos toca, assumimos a necessidade do compromisso de: 

•    Promover estratégias de sustentabilidade e soluções empresariais voltadas para o resultado dos ODS, tendo em conta os Princípios Orientadores da ONU sobre Empresas e Direitos Humanos – nas operações, cadeia de valor e nas nossas relações comerciais;
•    Defender condições do meio envolvente que estimulem e fortaleçam um papel ativo e de propósito por parte da nossa empresa e do setor privado;
•    Disseminar conhecimento, estratégias e ferramentas para fomentar a integração dos ODS nos círculos empresariais.

As nossas políticas atuais cobrem de forma direta ou indireta uma boa parte dos 17 SDG, embora uns em muito menor escala do que outros. Para aumentar o foco, a CIMPOR concentrar-se-á num número mais reduzido de objetivos onde disponha de mais trabalho realizado e possa apresentar mais progresso no futuro. 

A CIMPOR está a trabalhar, no âmbito da sua Agenda de Sustentabilidade, no sentido de apresentar de uma forma estruturada relativamente às grandes linhas da mesma, iniciativas e progressos associados a alguns dos ODS.

A CIMPOR está empenhada em fazer a parte que lhe compete e incentivar, também, outros atores a participar através de parcerias de carácter formal ou informal.