
Sustentabilidade
CIMPOR Global e FIZIX juntas na transformação digital da produção de cimento
10 Março 2025
A CIMPOR Global, subsidiária do TCC Group Holdings, o terceiro maior produtor de cimento do mundo, com uma capacidade anual de 112 milhões de toneladas, estabeleceu uma importante parceria com a FIZIX, empresa especializada em soluções de monitorização baseadas em sensores inteligentes e inteligência artificial.
Este projeto, que será implementado em 25 centros de produção da CIMPOR Global, vai abranger cinco centros de produção em Portugal (os centros de produção de cimento de Alhandra, Loulé e Souselas e os centros de produção de argamassas de Alhandra e da Maia), 10 centros de produção de cimento na Turquia, cinco fábricas em África e cinco terminais de outras regiões, especialmente na Europa.
Com esta iniciativa, a CIMPOR Global passará a monitorizar em tempo real a condição das máquinas dos centros de produção, permitindo antecipar falhas antes que estas ocorram e reduzir desperdício energético. Este será o mais abrangente projeto de monitorização da saúde de máquinas baseado em IIoT (Internet Industrial das Coisas) e inteligência artificial na indústria pesada, elevando os padrões de eficiência e sustentabilidade no setor.
A primeira fase do projeto será implementada em seis países ao longo de 2025, garantindo uma rastreabilidade global da saúde das máquinas. Em 2026, a expansão para a China e Taiwan elevará para 14 o número total de países envolvidos. Com um sistema alojado na cloud, as equipas especializadas poderão fornecer suporte remoto, realizar análises preditivas e otimizar processos de produção em tempo real.
Com este projeto, a CIMPOR Global reafirma o seu compromisso com a digitalização industrial e a descarbonização, e consolida a sua aposta numa indústria cimenteira mais inteligente, ecológica e sustentável.