Central Lab

CSI / GCCA

A CSI (Cement Sustainability Initiative) constituiu um marco na história da CIMPOR e da indústria cimenteira internacional entre 2000 e 2018. Tratou-se de uma iniciativa global que mobilizou um conjunto importante de stakeholders globais desta indústria.

Ao longo dos anos a CSI ganhou uma reputação crescente tendo-se tornado, seguramente, num dos maiores programas de sustentabilidade alguma vez levado a cabo voluntariamente por um sector industrial e uma voz forte do setor nesta matéria.

Além de visar a criação de uma visão e valores de sustentabilidade no seio das empresas e respetivas estruturas organizacionais, esta iniciativa procurou, também, estabelecer um diálogo regular com os principais stakeholders do setor.

Iniciado em 1999, este projeto pioneiro constituiu, numa fase inicial, um contributo de dez das principais cimenteiras mundiais, sob a égide do WBCSD, para a aplicação do referido conceito ao sector cimenteiro e contou com a presença da CIMPOR no núcleo de 10 empresas fundadoras.

Embora todas estas empresas, que chegaram a ser 27, tenham desenvolvido ao longo dos últimos anos projetos neste domínio, a CSI representou, pela primeira vez, a oportunidade de se reunirem esforços no sentido de, em conjunto, se enfrentarem desafios comuns a todo o sector e à sociedade em geral e uma oportunidade única de mobilizar os diferentes atores da sociedade a nível global.

Entre os temas de maior projeção dentro da CSI encontramos a:

•    Proteção climática e a energia;
•    Emissões poluentes;
•    Impactes locais;
•    Uso de matérias-primas e combustíveis alternativos;
•    A segurança e saúde ocupacional;
•    Processos internos de negócio (e.g. Sustentabilidade da cadeia de abastecimento);
•    Reporting e comunicação.

Embora outros temas como os impactes ao nível do uso do solo, reabilitação de pedreiras e biodiversidade, a conservação da água, a gestão da cadeia de aprovisionamento, o uso do betão na construção sustentável, a avaliação das externalidades tenham assumido um papel igualmente importante.

A participação na iniciativa encontrava-se sujeita à subscrição dos princípios da CSI Charter, aos quais a CIMPOR aderiu desde a primeira hora. A informação detalhada relativa à iniciativa encontra-se ainda disponível no site da CSI, e alojada na página do WBCSD.

Com o final da CSI, o acquis desta iniciativa transitou, em 2019, para a Global Cement and Concrete Association (GCCA) onde os desafios do setor em termos de sustentabilidade irão continuar a ser abordados, agora sob a égide de uma associação profissional mundial do setor e já não do WBCSD, com a extensão da cadeia de valor do cimento, até ao betão e construção e com a subscrição dos princípios da GCCA Charter, aos quais a CIMPOR, nesta sua nova fase, se irá futuramente adequar.