Ambiente

Ambiente


Para a CIMPOR, a preocupação ambiental é um dos principais fatores estratégicos de competitividade dos seus negócios, pelo que tem vindo sucessivamente a implementar as soluções tecnológica e ambientalmente mais avançadas, para reduzir o impacto das suas atividades.

A Certificação, em 2003, pela Norma ISO 14001 e o Registo no Regulamento Comunitário EMAS (Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria), em 2006, em todas as suas unidades fabris de Portugal, espelham a preocupação da CIMPOR na melhoria das condições ambientais das operações, na prevenção e controlo da poluição nas unidades fabris e na recuperação paisagística das áreas exploradas e envolventes das pedreiras.



Modelação do terreno, reflorestação ou outros usos do solo de acordo com os Planos de Recuperação aprovados.

 

Certificação Ambiental

A CIMPOR implementou em todas as suas unidades fabris de Portugal a NP EN ISO 14001 tendo obtido a Certificação Ambiental em 2003 como prioridade a nível corporativo, o que tem representado um importante instrumento ao serviço do progresso rumo ao desenvolvimento sustentável.

Em 2015 foi iniciada integração dos Sistemas de Gestão da Qualidade, do Ambiente e da Segurança e Saúde do trabalho, os quais tinham sido implementados e certificados em momentos distintos ao longo dos anos. Hoje a CIMPOR dispõe de um Sistema de Gestão Integrado, certificado de acordo com os referenciais NP EN ISO 9001:2015, para a produção e comercialização de cimentos de produção própria, e comercialização de cimento branco, cal hidráulica e argamassas secas, NP EN ISO 14001:2015, para as atividades de produção de cimento e exploração das respetivas pedreiras e NP 4397:2008/OHSAS 18001:2007, implementado de forma a responder às necessidades de toda a organização em termos de planeamento, controlo e monitorização das atividades com efeito sobre a segurança e saúde dos trabalhadores, diretos ou indiretos.
 

Registo no EMAS

Os registos no EMAS dos Centros de Produção de Loulé (o primeiro a consegui-lo a nível nacional) e de Alhandra foram obtidos, respetivamente, em 17 de outubro e 27 de dezembro de 2005. À data do último registo havia apenas mais uma cimenteira ibérica registada no EMAS, o que realça ainda mais a importância e o grau de exigência associados à realização deste objetivo em todas as fábricas de cimento da empresa. 

Em 24 de janeiro de 2006 foi atribuído o registo no EMAS (Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria) ao Centro de Produção de Souselas, ficando assim concluído o processo de registo, no referido Sistema, das três fábricas de cimento da empresa, em Portugal. 

Esse objetivo estratégico, planeado desde 1993, ano de criação da primeira versão do EMAS, e oficialmente assumido a partir de 1999 com a assinatura do Contrato de Melhoria Contínua de Desempenho Ambiental, tem um especial significado para a CIMPOR, já que é a confirmação, por parte das autoridades competentes, da sua postura relativamente aos compromissos estabelecidos, nomeadamente:

•    Implementação e manutenção de um Sistema de Gestão Integrado;
•    Avaliação sistemática e periódica dos procedimentos implementados;
•    Formação e aperfeiçoamento profissional dos seus colaboradores de modo a permitir e estimular o seu envolvimento ativo na melhoria do desempenho ambiental da empresa;
•    Informação periódica do seu comportamento e desempenho ambientais, numa postura de transparência e diálogo com todas as partes interessadas. Registo no EMAS dos Centros de Produção de Alhandra, Loulé e Souselas. 



Declarações Ambientais

Conforme previsto pelo Regulamento Comunitário EMAS, foram sendo elaboradas, auditadas e publicadas as Declarações Ambientais ao longo dos anos de modo a atualizar e comunicar o desempenho ambiental e a conformidade com as obrigações legais aplicáveis em matéria de ambiente de cada uma das fábricas de cimento da CIMPOR em Portugal:
 

Declaração A. Atualizada 2019: 
Alhandra Loulé Souselas

Declaração Ambiental 2018: 
Alhandra Loulé Souselas

Declaração A. Atualizada 2017: 
Alhandra Loulé Souselas

Declaração A. Atualizada 2016:
Alhandra Loulé Souselas

Declaração Ambiental 2015:
Alhandra Loulé Souselas

Declaração A. Atualizada 2014:
Alhandra Loulé Souselas

Declaração A. Atualizada 2013:
Alhandra Loulé Souselas

Declaração Ambiental 2012:
Alhandra Loulé Souselas

Declaração A. Atualizada 2011:
Alhandra Loulé Souselas

Declaração A. Atualizada 2010:
Alhandra Loulé Souselas