Quantcast
Teixeira Duarte visita Museu CIMPOR em Alhandra: Projeto de Modernização e Sustentabilidade - Teixeira Duarte visita Museu CIMPOR em Alhandra: Projeto de Modernização e Sustentabilidade

Notícias

vtd

Projetos

Teixeira Duarte visita Museu CIMPOR em Alhandra: Projeto de Modernização e Sustentabilidade

20 Janeiro 2025

No passado dia 16 de janeiro, recebemos a visita da equipa da Teixeira Duarte ao Museu CIMPOR no Centro de Produção de Alhandra. O Museu CIMPOR, inaugurado em 2011, assume um papel fundamental na preservação da história e do legado industrial da fábrica de cimento «Tejo», fundada por António Teófilo Araújo Rato no final do século XIX. O museu está dividido em dois núcleos distintos: o primeiro, no edifício do antigo forno Hoffmann, de 1894, e o segundo, no edifício do antigo laboratório de 1932.

A Teixeira Duarte está a realizar uma empreitada de construção civil para a atualização e otimização do Forno da Linha 7 do Centro de Produção de Alhandra, no contexto de um projeto de investimento da CIMPOR que visa a descarbonização das suas operações. Até final de 2025, este projeto permitirá a redução de mais de 190 mil toneladas anuais de emissões de CO2 para a atmosfera. Este investimento faz parte do plano de transição da CIMPOR, que tem como objetivo reduzir cerca de 37% das suas emissões de CO2 até 2030, com a ambiciosa meta de alcançar o net-zero até 2050.

Este projeto, que está a ser financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), não só reforça o compromisso da CIMPOR com a sustentabilidade ambiental, mas também com a inovação e modernização das suas infraestruturas, alinhando-se com os objetivos do PRR. A visita da Teixeira Duarte ao Museu CIMPOR sublinha a importância da colaboração na implementação de soluções mais ecológicas e eficientes na indústria.

Este é mais um passo na jornada da CIMPOR rumo a um futuro mais sustentável e responsável, de acordo com os mais elevados padrões ambientais e tecnológicos.

Artigos Relacionados

Trail Botão Camp

Eventos


Trail Botão Camp – CIMPOR: uma estreia com grande impacto

A primeira edição do Trail Botão Camp – CIMPOR foi um evento único que, integrado nas comemorações dos 50 anos da Fábrica de Souselas, promoveu não só a saúde e o bem-estar, mas também a solidariedade e o compromisso da CIMPOR com a comunidade.

Mais do que uma prova desportiva, o evento destacou-se como uma verdadeira celebração do espírito de equipa, ligação à natureza e apoio às comunidades locais. A participação entusiasta de colaboradores, atletas e habitantes da região criou um ambiente de partilha e superação que marcou todos os envolvidos.

O evento contou com quatro percursos, ajustados a diferentes níveis de preparação: Trail Longo (23 km), Trail Curto (17 km), Mini-Trail (12 km) e Caminhada (12 km). Cada modalidade proporcionou uma experiência única, promovendo o convívio, o contacto com a natureza e o desafio pessoal.

Partilhamos abaixo imagens que refletem o espírito positivo do Trail Botão Camp – CIMPOR. Pode ainda aceder à Produção de TV que deu origem às reportagens do evento emitidas na RTP2, RTP PLAY e Bola TV, que reforçam e reconhecem o sucesso do evento.

Homem técnico a analisar os ecrãs. Projeto Lean com o logotipo da CIMPOR.

Projetos


CIMPOR dá o primeiro passo no Programa Lean

Em parceria com a Lean Academy Portugal, a CIMPOR iniciou uma nova etapa no seu percurso de transformação, melhoria contínua, eficiência e sustentabilidade.

Através do Programa Lean, a CIMPOR visa otimizar processos, capacitar equipas e reforçar as práticas de gestão, promovendo uma cultura colaborativa orientada para a excelência operacional. A SACOPOR, empresa do grupo, assume o papel pioneiro neste projeto, que será progressivamente implementado ao longo de 2025 e estendido a outras unidades da empresa.

Iniciativas-chave do Programa Lean
O projeto integra um conjunto de ações concretas e interligadas que serão desenvolvidas em contexto real de trabalho, nomeadamente:

Melhorias conduzidas diretamente pelas equipas locais no ambiente de produção;
Sessões presenciais de capacitação, focadas em ferramentas de gestão e liderança de equipas;
Programa de tutoria para lideranças, centrado no reforço de competências de gestão;
Estabelecimento de rotinas de gestão e de resolução estruturada de problemas;
Promoção da estabilidade nos 4M’s: Materiais, Máquinas, Métodos e Mão de Obra.

Ao promover o envolvimento ativo das equipas e o fortalecimento das competências de liderança, a CIMPOR dá um passo sólido na construção de uma organização mais ágil, eficiente e preparada para o futuro. Este projeto reforça o compromisso da empresa com a inovação e o desenvolvimento contínuo, valorizando o contributo de cada colaborador na criação de soluções sustentáveis e de excelência.

CIMPOR fala de Descarbonização e Inovação na

Sustentabilidade


CIMPOR fala de Descarbonização e Inovação na "Sustentabilidade Talks"

A CIMPOR é a protagonista da mais recente edição da Sustentabilidade Talks, iniciativa integrada no programa Negócios Sustentabilidade 20|30, do qual somos orgulhosamente patrocinadores exclusivos na categoria Descarbonização.

O episódio conta com a participação de vários líderes da CIMPOR: Cristina Ramos, Diretora de Excelência Operacional; Paulo Rocha, Diretor de Sustentabilidade & Descarbonização; Sandro Conceição, Diretor Técnico Industrial e Energia; e o parceiro convidado Ricardo Raposo, Manager de Pré-Venda e Desenho de Soluções da Vodafone.

Em destaque, estão os avanços da CIMPOR na transformação digital, inovação e descarbonização, pilares centrais da nossa estratégia de sustentabilidade. A presença na Sustentabilidade Talks representa mais um passo na jornada de modernização da empresa, com o objetivo de fortalecer a agilidade, proximidade e transparência na forma como comunicamos e operamos. Além disso, esta participação é um reflexo do compromisso CIMPOR em tornar-se mais competitiva, eficiente e preparada para os desafios do futuro, alinhando as operações com as metas de descarbonização e os desafios da transição energética.

Convidamo-lo(a) a assistir à Talk e a descobrir como estamos a preparar o futuro da indústria cimenteira.