MAAT

Engenharia

Um Projeto Arquitetónico e Cultural de Excelência


Situado na frente ribeirinha da zona histórica de Belém, o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia trouxe um novo impulso cultural e paisagístico a Lisboa. A variedade de programas e de espaços, aliada à vista privilegiada da cidade e do rio, tornam-no num importante ponto no roteiro cultural da cidade.

Desenhado pelo atelier de arquitetura Amanda Levete Architects, este projeto inovador estabelece comunicação entre um novo edifício e a Central Tejo, um dos exemplos nacionais de arquitetura industrial da primeira metade do século XX.
 


Concebido para acolher inúmeras exposições nacionais e internacionais, onde a arte, a arquitetura e a tecnologia se cruzam, o MAAT oferece simultaneamente uma vista panorâmica de 360º sobre o rio e a cidade, através da sua cobertura convertida num miradouro. A sua estrutura em forma de onda e com textura de réptil é revestida com azulejos tridimensionais que refletem a luz natural, conferindo-lhe um carácter singular.

O Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia conquistou vários prémios em 2017, alguns dos quais a nível internacional, que o distinguiram como um projeto arquitetónico e cultural de excelência. Entre esses prémios, destacando-se: The Design Prize 2017, atribuído pelas conceituadas revistas digitais de arquitetura e design - Designboom e Abitare, The Best Museum Architecture of the Year, no âmbito dos Leading Culture Destination Awards, The Best of Best of the Iconic Award 2017 do German Design Council , o Melhor Projecto Privado dos Prémios Construir 2017 e o Troféu Arte e Cultura dos Prémios Marketeer 2017.
 


A este icónico projeto, cuja empreitada esteve a cargo da Construtora Alves Ribeiro, a Cimpor forneceu um vasto leque de soluções conferindo uma elevada qualidade, resistência e durabilidade à infra estrutura.

Neste âmbito, e na construção do edifício foi utilizado o cimento CEM II/A-L 42,5R, bem como Argamassas e Cimentos Colas Flexíveis, dos quais se destacam AA M5 e FVHB para o assentamento de alvenarias, a AREPH para os rebocos e ARP12 para as betonilhas de toda a obra.

Complementarmente ao betão pronto fornecido pela Construtora Alves Ribeiro, o betão aligeirado com EPS, ou seja, um betão especial leve e de baixa resistência contendo triturado de poliestireno expandido, foi fornecido pela Betão Liz, uma empresa do Grupo Cimpor.

A Cimpor, líder em Portugal na produção e comercialização de Cimento, Betão Pronto e Agregados, associa-se a um Projeto Arquitetónico e Cultural de Excelência. 

 

Cimpor - O Seu Parceiro de Confiança na Construção desde 1976 !


CEM II/A-L 42,5 R AAM5 FVHB AREPH ARP 12

Localização

Lisboa



Outras obras

Reabilitação

Solo-cimento nos pisos do Rali de Portugal

LER MAIS

Reabilitação

Reconstrução do molhe da Praia da Vitória

LER MAIS

Construção Nova

Hospital CUF Tejo

LER MAIS

Reabilitação

Aliados 107

LER MAIS