MAAT

Engenharia

Um Projeto Arquitetónico e Cultural de Excelência


Situado na frente ribeirinha da zona histórica de Belém, o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia trouxe um novo impulso cultural e paisagístico a Lisboa. A variedade de programas e de espaços, aliada à vista privilegiada da cidade e do rio, tornam-no num importante ponto no roteiro cultural da cidade.

Desenhado pelo atelier de arquitetura Amanda Levete Architects, este projeto inovador estabelece comunicação entre um novo edifício e a Central Tejo, um dos exemplos nacionais de arquitetura industrial da primeira metade do século XX.
 


Concebido para acolher inúmeras exposições nacionais e internacionais, onde a arte, a arquitetura e a tecnologia se cruzam, o MAAT oferece simultaneamente uma vista panorâmica de 360º sobre o rio e a cidade, através da sua cobertura convertida num miradouro. A sua estrutura em forma de onda e com textura de réptil é revestida com azulejos tridimensionais que refletem a luz natural, conferindo-lhe um carácter singular.

O Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia conquistou vários prémios em 2017, alguns dos quais a nível internacional, que o distinguiram como um projeto arquitetónico e cultural de excelência. Entre esses prémios, destacando-se: The Design Prize 2017, atribuído pelas conceituadas revistas digitais de arquitetura e design - Designboom e Abitare, The Best Museum Architecture of the Year, no âmbito dos Leading Culture Destination Awards, The Best of Best of the Iconic Award 2017 do German Design Council , o Melhor Projecto Privado dos Prémios Construir 2017 e o Troféu Arte e Cultura dos Prémios Marketeer 2017.
 


A este icónico projeto, cuja empreitada esteve a cargo da Construtora Alves Ribeiro, a Cimpor forneceu um vasto leque de soluções conferindo uma elevada qualidade, resistência e durabilidade à infra estrutura.

Neste âmbito, e na construção do edifício foi utilizado o cimento CEM II/A-L 42,5R, bem como Argamassas e Cimentos Colas Flexíveis, dos quais se destacam AA M5 e FVHB para o assentamento de alvenarias, a AREPH para os rebocos e ARP12 para as betonilhas de toda a obra.

Complementarmente ao betão pronto fornecido pela Construtora Alves Ribeiro, o betão aligeirado com EPS, ou seja, um betão especial leve e de baixa resistência contendo triturado de poliestireno expandido, foi fornecido pela Betão Liz, uma empresa do Grupo Cimpor.

A Cimpor, líder em Portugal na produção e comercialização de Cimento, Betão Pronto e Agregados, associa-se a um Projeto Arquitetónico e Cultural de Excelência. 

 

Cimpor - O Seu Parceiro de Confiança na Construção desde 1976 !


CEM II/A-L 42,5 R AAM5 FVHB AREPH ARP 12

Localização

Lisboa



Outras obras

Santander

Construção Nova

Banco Santander Edifício-Sede

LER MAIS

Reabilitação

Solo-cimento nos pisos do Rali de Portugal

LER MAIS

Engenharia

Aproveitamento Hidroelétrico do Baixo Sabor

LER MAIS

Engenharia

Obra da Geo-Rumo

LER MAIS