Quantcast
Edifício pré-fabricado em Vale de Cambra é “Obra do ano 2021” pelo Archdaily - Edifício pré-fabricado em Vale de Cambra é “Obra do ano 2021” pelo Archdaily

Notícias

Vale_de_cambra

Projetos

Edifício pré-fabricado em Vale de Cambra é “Obra do ano 2021” pelo Archdaily

07 Fevereiro 2022

O projeto português de habitação coletiva pré-fabricado, situado em Vale de Cambra, distrito de Aveiro, venceu o 2.º Prémio de Melhor Obra do mundo lusófono promovido pelo ArchDaily, um dos maiores portais de arquitetura do mundo. 

Desenhado pelo gabinete de arquitetura português Summary, este peculiar projeto foi concebido com recurso a sistemas construtivos pré-fabricados e modulares que incorpora dois pisos: o rés-do-chão, destinado a áreas de serviço multifuncionais com acesso direto à via pública, que pode ser transformado num open space e o piso superior destinado a 6 unidades de habitação com 45m2.

A construção deste imóvel esteve a cargo da Farcimar, uma empresa com sede em Arouca, criada em 1989, reconhecida pela qualidade, inovação e especialização nas áreas dos pré-fabricados e execução de obras. 

Neste edifício de 998m2 que se apresenta isento de pinturas ou revestimentos, quer no interior ou exterior, o betão armado pré-fabricado é o produto predominante, sendo manifestamente visível em toda a sua dimensão. Para a produção dos elementos pré-fabricados foi utilizado o Cimento CEM II/A-L 42,5 R, fornecido pela CIMPOR.

Focada essencialmente na produção e comercialização de produtos de qualidade reconhecida e certificada, a CIMPOR, líder nacional no sector cimenteiro, orgulha-se de ter contribuído para esta obra arquitetónica portuguesa que prima pela inovação, qualidade e versatilidade.

Clique aqui para aceder à Ficha Técnica.


Artigos Relacionados

Parque fotovoltaico da Maia

Sustentabilidade


Parque fotovoltaico da Maia: Investir no futuro com energia sustentável

Está em curso o projeto de instalação das Unidades de Produção para Autoconsumo (UPAC) no Entreposto da Maia. A instalação de 1.500 painéis solares permitirá gerar anualmente aproximadamente 1 300 MWh, evitando a emissão de 450 toneladas de CO2. O objetivo é de produzir autonomamente cerca de 40% das nossas necessidades energéticas, reduzindo ainda mais as emissões indiretas de CO2.

Este é mais um dos passos significativos na construção de um futuro mais sustentável.

Com um investimento total de 192 mil euros, o projeto é financiado pela União Europeia (UE) através do Next Generation EU e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Clique aqui para ler a ficha do projeto.

Cimpor na EnviroTech 2024

Eventos


CIMPOR na EnviroTech 2024

A Conferência e Exposição EnviroTech 2024, organizada pela World Cement, decorreu em Lisboa de 10 a 13 de março de 2024, e reuniu figuras de destaque na indústria cimenteira mundial.

Suat CALBIYIK, Presidente da CIMPOR Global Holdings, e Berkan Fidan, CTO da CIMPOR Global Holdings, participaram na conferência com as suas intervenções relacionadas com as experiências pioneiras da CIMPOR com argilas calcinadas, compartilhando a experiência industrial e a visão sobre as tecnologias de produção de argila calcinada e cimentos mistos de argila calcinada, que são, entre outras novidades anunciadas, estratégias importantes do Roteiro de Sustentabilidade e Descarbonização da CIMPOR.

Betão Liz reabre Centro de Produção de Famalicão

Destaque


Betão Liz reabre Centro de Produção de Famalicão

É com orgulho que assinalamos a reabertura do centro de produção da Betão Liz em Gavião - Famalicão, totalmente renovado após 10 anos de fecho. Este marco representa, não apenas a retoma de operações, mas também um novo capítulo na nossa história. A modernização desta instalação reflete o compromisso em oferecer produtos e serviços de qualidade, enquanto impulsionamos a economia local.

Estamos entusiasmados por retomar a produção e fortalecer laços com a comunidade.