Quantcast
Edifício pré-fabricado em Vale de Cambra é “Obra do ano 2021” pelo Archdaily - Edifício pré-fabricado em Vale de Cambra é “Obra do ano 2021” pelo Archdaily

Notícias

Vale_de_cambra

Projetos

Edifício pré-fabricado em Vale de Cambra é “Obra do ano 2021” pelo Archdaily

07 Fevereiro 2022

O projeto português de habitação coletiva pré-fabricado, situado em Vale de Cambra, distrito de Aveiro, venceu o 2.º Prémio de Melhor Obra do mundo lusófono promovido pelo ArchDaily, um dos maiores portais de arquitetura do mundo. 

Desenhado pelo gabinete de arquitetura português Summary, este peculiar projeto foi concebido com recurso a sistemas construtivos pré-fabricados e modulares que incorpora dois pisos: o rés-do-chão, destinado a áreas de serviço multifuncionais com acesso direto à via pública, que pode ser transformado num open space e o piso superior destinado a 6 unidades de habitação com 45m2.

A construção deste imóvel esteve a cargo da Farcimar, uma empresa com sede em Arouca, criada em 1989, reconhecida pela qualidade, inovação e especialização nas áreas dos pré-fabricados e execução de obras. 

Neste edifício de 998m2 que se apresenta isento de pinturas ou revestimentos, quer no interior ou exterior, o betão armado pré-fabricado é o produto predominante, sendo manifestamente visível em toda a sua dimensão. Para a produção dos elementos pré-fabricados foi utilizado o Cimento CEM II/A-L 42,5 R, fornecido pela CIMPOR.

Focada essencialmente na produção e comercialização de produtos de qualidade reconhecida e certificada, a CIMPOR, líder nacional no sector cimenteiro, orgulha-se de ter contribuído para esta obra arquitetónica portuguesa que prima pela inovação, qualidade e versatilidade.

Clique aqui para aceder à Ficha Técnica.


Artigos Relacionados

SACOPOR_ nova_linha_de_produção

Destaque


SACOPOR investe 11 milhões de euros em nova linha de produção

A SACOPOR, empresa do grupo CIMPOR, que produz e comercializa sacos de papel destinados à indústria cimenteira e de argamassas, inaugurou uma nova linha de produção. Esta nova linha representou um investimento de 11,5 milhões de euros.

A SACOPOR, maior empresa de sacos em Portugal, tem uma capacidade de produção atual de 130 milhões de sacos por ano, e a nova linha permitirá aumentar o fabrico anual para cerca de 160 milhões de sacos. Além disso, permitiu o aumento do número de postos de trabalho em cerca de 18%.

Este investimento reforça o compromisso da empresa em fornecer produtos de qualidade e impulsionar o seu crescimento no mercado nacional e internacional.

“A nova linha de produção permite-nos entrar em novas áreas de negócio atendendo à sua versatilidade bem como ao aumento da qualidade de impressão. Incluído neste investimento, foram adquiridas duas novas impressoras em linha de seis cores de última geração, únicas em Portugal. O aumento de qualidade do produto, novas soluções técnicas e o aumento de vendas para clientes externos, tanto no mercado nacional como internacional, são os grandes objetivos. Paralelamente, obtivemos a certificação FSC (Forest Stewardship Council)  e teremos mais novidades a curto prazo com o lançamento de novos produtos, seguindo as tendências do mercado. É o sinal de que estamos alinhados com a estratégia de crescimento do setor e que estamos a acompanhar a sua evolução”, explica Amaro Freire, Diretor da SACOPOR.

STAND_TEKTONICA

Eventos


CIMPOR na Tektónica 2023.

A CIMPOR esteve presente na TEKTÓNICA, de 4 a 7 de Maio de 2023, na FIL - Feira Internacional de Lisboa.

Comprometida em reduzir até 2030 em 37% as emissões de CO2, eis algumas das iniciativas que a Cimpor apresentou no certame rumo à neutralidade carbónica até 2050:


Declaração de Antuérpia

Sustentabilidade


A CIMPOR assinou a Declaração de Antuérpia para um Pacto Industrial Europeu

Declaração de Antuérpia - 73 líderes da indústria de quase 20 sectores industriais apresentaram a "Declaração de Antuérpia para um Acordo Industrial Europeu" ao Primeiro-Ministro belga, Alexander De Croo, e à Presidente da Comissão, Ursula von der Leyen. A declaração sublinha o compromisso da indústria para com a Europa e a sua transformação e descreve as necessidades urgentes da indústria para tornar a Europa competitiva, resiliente e sustentável.

A CIMPOR assinou a Declaração de Antuérpia para um Pacto Industrial Europeu:
Assinámos a Declaração de Antuérpia porque reconhecemos a necessidade urgente de uma ação coletiva para enfrentar os desafios ambientais que a nossa indústria e o nosso planeta enfrentam. Ao aderir à Declaração de Antuérpia, a CIMPOR reafirma o seu firme compromisso com a sustentabilidade e com práticas empresariais responsáveis no âmbito de um Pacto Industrial Europeu que confronte igualmente os atuais desafios do abrandamento económico, dos elevados preços da energia e da forte concorrência global, estabelecendo simultaneamente um contexto de confiança no futuro industrial da Europa.

A CIMPOR compreende o papel significativo que a indústria cimenteira desempenha nas emissões globais de carbono e reconhece a responsabilidade em minimizar a sua pegada ambiental, enquanto se mantém competitiva.

Acreditamos que, ao participar ativamente nesta iniciativa, podemos contribuir para um progresso significativo no sentido de reduzir as emissões de carbono, promover os princípios da economia circular e fomentar práticas de construção sustentáveis. Juntos, vamos cimentar o nosso compromisso com a sustentabilidade através da Declaração de Antuérpia e preparar o caminho para um futuro mais verde e sustentável.

Ligação: https://antwerp-declaration.eu/