Quantcast
CIMPOR na Tektónica 2023. - CIMPOR na Tektónica 2023.

Notícias

STAND_TEKTONICA

Eventos

CIMPOR na Tektónica 2023.

09 Maio 2023

A CIMPOR esteve presente na TEKTÓNICA, de 4 a 7 de Maio de 2023, na FIL - Feira Internacional de Lisboa.

Comprometida em reduzir até 2030 em 37% as emissões de CO2, eis algumas das iniciativas que a Cimpor apresentou no certame rumo à neutralidade carbónica até 2050:


Artigos Relacionados

Fizix

Sustentabilidade


CIMPOR Global e FIZIX juntas na transformação digital da produção de cimento

A CIMPOR Global, subsidiária do TCC Group Holdings, o terceiro maior produtor de cimento do mundo, com uma capacidade anual de 112 milhões de toneladas, estabeleceu uma importante parceria com a FIZIX, empresa especializada em soluções de monitorização baseadas em sensores inteligentes e inteligência artificial.

Este projeto, que será implementado em 25 centros de produção da CIMPOR Global, vai abranger cinco centros de produção em Portugal (os centros de produção de cimento de Alhandra, Loulé e Souselas e os centros de produção de argamassas de Alhandra e da Maia), 10 centros de produção de cimento na Turquia, cinco fábricas em África e cinco terminais de outras regiões, especialmente na Europa.

Com esta iniciativa, a CIMPOR Global passará a monitorizar em tempo real a condição das máquinas dos centros de produção, permitindo antecipar falhas antes que estas ocorram e reduzir desperdício energético. Este será o mais abrangente projeto de monitorização da saúde de máquinas baseado em IIoT (Internet Industrial das Coisas) e inteligência artificial na indústria pesada, elevando os padrões de eficiência e sustentabilidade no setor.

A primeira fase do projeto será implementada em seis países ao longo de 2025, garantindo uma rastreabilidade global da saúde das máquinas. Em 2026, a expansão para a China e Taiwan elevará para 14 o número total de países envolvidos. Com um sistema alojado na cloud, as equipas especializadas poderão fornecer suporte remoto, realizar análises preditivas e otimizar processos de produção em tempo real.

Com este projeto, a CIMPOR Global reafirma o seu compromisso com a digitalização industrial e a descarbonização, e consolida a sua aposta numa indústria cimenteira mais inteligente, ecológica e sustentável.

ISO

Destaque


CIMPOR recebe certificações ISO em reconhecimento pelo compromisso com a conformidade e integridade empresarial

A CIMPOR acaba de receber duas importantes certificações internacionais: ISO 37301:2021 - Sistemas de Gestão da Conformidade e ISO 37001:2017 - Sistemas de Gestão Antissuborno, que reforçam o nosso compromisso com a ética, a transparência e a responsabilidade nos negócios. Estas certificações abrangem as nossas operações em seis países distribuídos por três continentes, nomeadamente em Portugal, Turquia, Costa do Marfim, Camarões, Roménia e Cabo Verde.

A certificação ISO 37301:2021 é uma norma internacional que define os requisitos para a implementação de um sistema de gestão da conformidade eficaz, assegurando que todas as obrigações legais e regulamentares são cumpridas, e promove uma cultura organizacional assente na responsabilidade social e na integridade corporativa.

A certificação ISO 37001:2017 reconhece os esforços da CIMPOR na implementação de sistemas de gestão antissuborno, e demonstra a nossa aposta em criar um ambiente de negócios mais ético e transparente, que contribui para a construção de uma sociedade mais justa e competitiva.

Özge Aşçıoğlu, Group Director of Internal Audit, Risk and Compliance da CIMPOR Global Holdings, destacou a importância das certificações no alinhamento da empresa com as melhores práticas internacionais: “Estas certificações são o reconhecimento do trabalho e empenho da nossa equipa para garantir a conformidade com as mais altas normas de integridade e transparência. Continuaremos a investir na melhoria contínua dos nossos processos e a promover uma cultura corporativa responsável e sustentável.”

Este reconhecimento representa o esforço e empenho contínuos da equipa da CIMPOR na implementação e melhoria dos processos internos, e reforça o nosso compromisso com a transparência e conformidade em todas as áreas de atuação.

A CIMPOR teve ainda a oportunidade de partilhar a sua abordagem e práticas de gestão de compliance na 13th Annual European Compliance & Ethics Institute Conference, organizada pela Society of Corporate Compliance and Ethics (SCCE), em Lisboa, nos dias 10 a 12 de março. Maria Inês Mendes, Compliance and Risk Management Senior Specialist da CIMPOR, e Özge Aşçıoğlu, Internal Audit, Risk and Compliance Group Director da CIMPOR-OYAK Cement, exploraram os desafios que as empresas enfrentam ao implementar programas de compliance em países africanos, bem como dicas práticas para superar os mesmos, no painel “Compliance Beyond European Borders: Navigating Compliance in Africa”.

Metas de descarbonização da CIMPOR validadas pela SBTi

Sustentabilidade


Metas de descarbonização da CIMPOR validadas pela SBTi

A aprovação destas metas destaca a liderança da CIMPOR na transição para um futuro sustentável e alinha operações com os critérios da ciência climática.

A Science-Based Targets initiative (SBTi) aprovou as metas de descarbonização de curto-prazo e emissões líquidas zero da CIMPOR. Esta validação representa um marco significativo no compromisso da empresa com a sustentabilidade e a luta contra as alterações climáticas.

A SBTi é uma iniciativa reconhecida internacionalmente, fruto da colaboração entre o Carbon Disclosure Project (CDP), o Pacto Global das Nações Unidas, o World Resources Institute (WRI) e o World-Wide Fund for Nature (WWF). Criada em 2015, a SBTi tem como objetivo ajudar empresas a estabelecerem metas de redução de emissões alinhadas com a ciência climática e com os objetivos do Acordo de Paris. Atualmente, cerca de 5.000 empresas e instituições financeiras de todo o mundo integram esta iniciativa, o que demonstra a sua confiança na ciência climática.

A SBTi confirmou que as metas de redução de emissões de gases com efeito de estufa (GEE) da CIMPOR cumprem os critérios rigorosos definidos no SBTi Corporate Net-Zero Standard. A SBTi classificou ainda a ambição da meta da CIMPOR para os âmbitos 1 e 2 como estando alinhada com uma trajetória de 1,5°C, o limite mais ambicioso estipulado pelo Acordo de Paris.

 

Compromissos da CIMPOR

Meta global de emissões líquidas zero: A CIMPOR compromete-se a alcançar emissões líquidas zero de GEE ao longo de toda a cadeia de valor até 2050.

 

Metas de curto-prazo:

A CIMPOR compromete-se a reduzir:

  • Emissões brutas de âmbito 1 em 19,5% por tonelada de produto cimentício até 2030, tendo como ano base 2022 (*);
  • Emissões brutas de âmbito 2 em 55,7% por tonelada de produto cimentício no mesmo período;
  • Emissões de GEE de âmbito 3 provenientes de bens e serviços adquiridos em 29,4% por tonelada de clínquer e cimento adquiridos no mesmo período.

(*) O limite associado à meta inclui emissões e remoções relacionadas com o uso da terra e biomassa.

 

Metas de longo-prazo:

A CIMPOR compromete-se a reduzir:

  • Emissões brutas dos âmbitos 1 e 2 em 95,2% por tonelada de produto cimentício até 2050, tendo como ano base 2022 (*);
  • Emissões absolutas de GEE do âmbito 3 em 95% no mesmo período.

(*) O limite associado à meta inclui emissões e remoções relacionadas com o uso da terra e biomassa.

A validação destas metas pela SBTi reforça o compromisso da CIMPOR em liderar a transição para um futuro mais sustentável e posiciona a empresa como um exemplo no setor cimenteiro e na indústria global. Esta conquista demonstra a ambição da CIMPOR em alinhar as suas operações com os princípios da ciência climática, o que contribui para a mitigação das alterações climáticas e para o cumprimento dos objetivos globais de sustentabilidade.

 

Nota:

No âmbito da SBTi, as emissões de CO2 são categorizadas da seguinte forma:

  • Âmbito 1: Emissões diretas de fontes que pertencem ou são controladas pela empresa (ex.: emissões da combustão de combustíveis em instalações ou veículos da empresa).
  • Âmbito 2: Emissões indiretas provenientes da geração de eletricidade, vapor, aquecimento ou arrefecimento adquiridos e consumidos pela empresa.
  • Âmbito 3: Todas as outras emissões indiretas ao longo da cadeia de valor, incluindo atividades a montante (ex.: bens adquiridos, transporte) e a jusante (ex.: uso de produtos vendidos, gestão de resíduos).

 

Estas categorias ajudam as empresas a medir e estabelecer metas de redução para a totalidade da sua pegada de carbono.