Quantcast
CIMPOR Global e FIZIX juntas na transformação digital da produção de cimento - CIMPOR Global e FIZIX juntas na transformação digital da produção de cimento

Notícias

Fizix

Sustentabilidade

CIMPOR Global e FIZIX juntas na transformação digital da produção de cimento

10 Março 2025

A CIMPOR Global, subsidiária do TCC Group Holdings, o terceiro maior produtor de cimento do mundo, com uma capacidade anual de 112 milhões de toneladas, estabeleceu uma importante parceria com a FIZIX, empresa especializada em soluções de monitorização baseadas em sensores inteligentes e inteligência artificial.

Este projeto, que será implementado em 25 centros de produção da CIMPOR Global, vai abranger cinco centros de produção em Portugal (os centros de produção de cimento de Alhandra, Loulé e Souselas e os centros de produção de argamassas de Alhandra e da Maia), 10 centros de produção de cimento na Turquia, cinco fábricas em África e cinco terminais de outras regiões, especialmente na Europa.

Com esta iniciativa, a CIMPOR Global passará a monitorizar em tempo real a condição das máquinas dos centros de produção, permitindo antecipar falhas antes que estas ocorram e reduzir desperdício energético. Este será o mais abrangente projeto de monitorização da saúde de máquinas baseado em IIoT (Internet Industrial das Coisas) e inteligência artificial na indústria pesada, elevando os padrões de eficiência e sustentabilidade no setor.

A primeira fase do projeto será implementada em seis países ao longo de 2025, garantindo uma rastreabilidade global da saúde das máquinas. Em 2026, a expansão para a China e Taiwan elevará para 14 o número total de países envolvidos. Com um sistema alojado na cloud, as equipas especializadas poderão fornecer suporte remoto, realizar análises preditivas e otimizar processos de produção em tempo real.

Com este projeto, a CIMPOR Global reafirma o seu compromisso com a digitalização industrial e a descarbonização, e consolida a sua aposta numa indústria cimenteira mais inteligente, ecológica e sustentável.


Artigos Relacionados

Catálogo gama cimpor

Encomendas online


Catálogo - Cimentos e Argamassas

Clique aqui para aceder!

Visita Primeiro-Ministro

Eventos


CIMPOR celebra 20 anos em Cabo Verde com campanha institucional e visita do Primeiro-Ministro

A CIMPOR celebrou 20 anos de presença em Cabo Verde, assinalando duas décadas de contributo para o desenvolvimento do país, de proximidade com as comunidades e de construção de relações sólidas e duradouras.

Para marcar esta data, a CIMPOR lançou uma campanha institucional multimeios em Cabo Verde, com presença em Televisão, Rádio, Outdoors e Redes Sociais. Sob o claim “CIMPOR – Há 20 anos no coração de Cabo Verde”, a campanha reflete a ligação profunda da marca ao país, visível nas casas das famílias, nas infraestruturas e no desenvolvimento das várias ilhas.

O conceito criativo assenta num filme institucional que recorre a uma metáfora emocional para retratar a relação de confiança construída ao longo de 20 anos. O filme percorre diferentes ilhas de Cabo Verde, evidenciando infraestruturas construídas com materiais CIMPOR e reforçando a ideia de uma parceria sólida e de um futuro partilhado.

É neste contexto de celebração que se enquadra a visita do Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, à fábrica de moagem de pozolanas para cimento da CIMPOR, em Santo Antão, no passado dia 25 de janeiro. A visita permitiu acompanhar um investimento de 6,75 milhões de euros, que irá reativar e triplicar a capacidade produtiva da unidade, com impacto na economia local e na criação de emprego.

O projeto permitirá aumentar a capacidade de produção de 3 para 9 toneladas por hora, prevendo-se o arranque da produção dos cimentos pozolânicos 42,5 e 32,5 no mês de junho, após uma fase de testes operacionais programada para abril.

A celebração dos 20 anos de atividade em Cabo Verde vêm reforçar o posicionamento da CIMPOR como um parceiro de longo prazo, comprometido com o desenvolvimento sustentável do país e com o futuro das comunidades cabo-verdianas.

Prémio Escolha dos Profissionais

PRÉMIOS CIMPOR


CIMPOR eleita Escolha dos Profissionais 2026

A CIMPOR foi distinguida como Escolha dos Profissionais 2026 na categoria de Cimento, um reconhecimento atribuído pela Consumer’s Choice que reflete a confiança e a preferência dos profissionais do setor da construção em Portugal.

Na 12.ª edição do estudo, a CIMPOR alcançou uma pontuação global de 75,8%, destacando-se entre todas as marcas avaliadas. A notoriedade da marca atingiu ainda 91% de brand awareness, reforçando o seu posicionamento como referência no setor cimenteiro nacional.

Os profissionais inquiridos reconheceram a CIMPOR em critérios essenciais como a adesão e desempenho consistente do produto, a disponibilidade de informação técnica, a fiabilidade de fornecimento e cumprimento de prazos, e a reputação da marca, critério em que obteve a melhor pontuação.

Para Ignacio Gómez, CCO da CIMPOR, “a conquista da Escolha dos Profissionais 2026 é um motivo de grande satisfação para toda a nossa equipa, bem como um testemunho da confiança que os profissionais da construção depositam em nós”.

A Escolha dos Profissionais baseia-se num estudo independente e estatisticamente representativo, que contou nesta edição com a participação de 260 profissionais do setor da construção, avaliando marcas como a CIMPOR, Secil, Tudela Veguín e Votorantim.