Quantcast
Betão Liz marca presença no Encontro Nacional de Betão Estrutural 2024 - Betão Liz marca presença no Encontro Nacional de Betão Estrutural 2024

Notícias

be24

Eventos

Betão Liz marca presença no Encontro Nacional de Betão Estrutural 2024

14 Novembro 2024

Hakan Ozkan, Technical Assistant Manager da Betão Liz, marcou presença no Encontro Nacional de Betão Estrutural, que decorreu no Porto entre os dias 13 e 15 de novembro de 2024, onde apresentou dois artigos científicos que destacam a inovação e a sustentabilidade em processos de produção de betão e agregados.

O primeiro artigo, intitulado "Production of Artificial Aggregate by Utilizing Quarry Waste Material", explora uma solução inovadora para reaproveitamento de resíduos industriais. Este trabalho desenvolve um método para a produção de agregados artificiais a partir de lamas de lavagem de agregados (WAS) e escória granulada de alto forno. Os resultados apresentados mostram que o agregado artificial criado apresenta um desempenho promissor em betão, com uma taxa de substituição ótima de 30%. A solução é parte de um projeto de investigação mais amplo, já patenteado pelo Instituto Turco de Patentes, que representa uma resposta importante à crescente procura de soluções sustentáveis na indústria.

O segundo artigo, "The Effect of Fines Content on Durability of Concrete Produced with Two Different Water/Cement Ratios", investiga o impacto de finos de calcário na durabilidade e resistência do betão em duas séries de misturas, otimizadas para diferentes condições de serviço. Este trabalho destaca o betão DURABET, uma solução desenvolvida especificamente para estruturas de elevada durabilidade e aplicada em projetos de grande envergadura, como a ponte suspensa de Izmit Bay, a quarta maior ponte suspensa do mundo.

Clique aqui para ler os artigos

A participação de Hakan Ozkan neste evento sublinha o compromisso da CIMPOR e da Betão Liz em desenvolver tecnologias e produtos que promovem uma construção mais sustentável e resiliente, alinhada com as necessidades do setor e os desafios ambientais da atualidade.

Artigos Relacionados

Metas de descarbonização da CIMPOR validadas pela SBTi

Sustentabilidade


Metas de descarbonização da CIMPOR validadas pela SBTi

A aprovação destas metas destaca a liderança da CIMPOR na transição para um futuro sustentável e alinha operações com os critérios da ciência climática.

A Science-Based Targets initiative (SBTi) aprovou as metas de descarbonização de curto-prazo e emissões líquidas zero da CIMPOR. Esta validação representa um marco significativo no compromisso da empresa com a sustentabilidade e a luta contra as alterações climáticas.

A SBTi é uma iniciativa reconhecida internacionalmente, fruto da colaboração entre o Carbon Disclosure Project (CDP), o Pacto Global das Nações Unidas, o World Resources Institute (WRI) e o World-Wide Fund for Nature (WWF). Criada em 2015, a SBTi tem como objetivo ajudar empresas a estabelecerem metas de redução de emissões alinhadas com a ciência climática e com os objetivos do Acordo de Paris. Atualmente, cerca de 5.000 empresas e instituições financeiras de todo o mundo integram esta iniciativa, o que demonstra a sua confiança na ciência climática.

A SBTi confirmou que as metas de redução de emissões de gases com efeito de estufa (GEE) da CIMPOR cumprem os critérios rigorosos definidos no SBTi Corporate Net-Zero Standard. A SBTi classificou ainda a ambição da meta da CIMPOR para os âmbitos 1 e 2 como estando alinhada com uma trajetória de 1,5°C, o limite mais ambicioso estipulado pelo Acordo de Paris.

 

Compromissos da CIMPOR

Meta global de emissões líquidas zero: A CIMPOR compromete-se a alcançar emissões líquidas zero de GEE ao longo de toda a cadeia de valor até 2050.

 

Metas de curto-prazo:

A CIMPOR compromete-se a reduzir:

  • Emissões brutas de âmbito 1 em 19,5% por tonelada de produto cimentício até 2030, tendo como ano base 2022 (*);
  • Emissões brutas de âmbito 2 em 55,7% por tonelada de produto cimentício no mesmo período;
  • Emissões de GEE de âmbito 3 provenientes de bens e serviços adquiridos em 29,4% por tonelada de clínquer e cimento adquiridos no mesmo período.

(*) O limite associado à meta inclui emissões e remoções relacionadas com o uso da terra e biomassa.

 

Metas de longo-prazo:

A CIMPOR compromete-se a reduzir:

  • Emissões brutas dos âmbitos 1 e 2 em 95,2% por tonelada de produto cimentício até 2050, tendo como ano base 2022 (*);
  • Emissões absolutas de GEE do âmbito 3 em 95% no mesmo período.

(*) O limite associado à meta inclui emissões e remoções relacionadas com o uso da terra e biomassa.

A validação destas metas pela SBTi reforça o compromisso da CIMPOR em liderar a transição para um futuro mais sustentável e posiciona a empresa como um exemplo no setor cimenteiro e na indústria global. Esta conquista demonstra a ambição da CIMPOR em alinhar as suas operações com os princípios da ciência climática, o que contribui para a mitigação das alterações climáticas e para o cumprimento dos objetivos globais de sustentabilidade.

 

Nota:

No âmbito da SBTi, as emissões de CO2 são categorizadas da seguinte forma:

  • Âmbito 1: Emissões diretas de fontes que pertencem ou são controladas pela empresa (ex.: emissões da combustão de combustíveis em instalações ou veículos da empresa).
  • Âmbito 2: Emissões indiretas provenientes da geração de eletricidade, vapor, aquecimento ou arrefecimento adquiridos e consumidos pela empresa.
  • Âmbito 3: Todas as outras emissões indiretas ao longo da cadeia de valor, incluindo atividades a montante (ex.: bens adquiridos, transporte) e a jusante (ex.: uso de produtos vendidos, gestão de resíduos).

 

Estas categorias ajudam as empresas a medir e estabelecer metas de redução para a totalidade da sua pegada de carbono.

princesa

Eventos


CIMPOR celebra 50 anos do Centro de Produção de Souselas

A CIMPOR celebra o 50.º aniversário do Centro de Produção de Souselas, a operar desde 1974, que tem desempenhado um papel crucial no desenvolvimento económico e social da região, e que é uma referência no setor cimenteiro em Portugal.

Desde o arranque da sua primeira linha de produção, com uma capacidade inicial de 500.000 toneladas de clínquer por ano, o Centro de Produção de Souselas já produziu mais de 69 milhões de toneladas de clínquer e processou cerca de 667.000 toneladas de combustíveis alternativos.

Atualmente, a fábrica projeta um futuro alinhado com os desafios ambientais e industriais. Entre os projetos em destaque estão a reabilitação da Linha 2 para a produção de argilas calcinadas, a instalação de uma central fotovoltaica de 10 MW até 2025 e a implementação de uma central de hidrogénio verde em 2026. Com estas iniciativas, o Centro de Produção de Souselas reforça o compromisso da CIMPOR em atingir a neutralidade carbónica antes de 2050.

Com um olhar no futuro, o Centro de Produção de Souselas continua a ser uma referência de inovação e sustentabilidade no setor cimenteiro.



CIMPOR em Destaque na CNN Portugal

Notícia


CIMPOR em Destaque na CNN Portugal

A CIMPOR foi recentemente protagonista no programa da CNN Portugal Marcas com História e de três mini programas dedicados aos seus Centros de Produção.

Estes conteúdos celebram quase 50 anos de história da CIMPOR e destacam o impacto da empresa no setor, as suas operações e os planos para o futuro.

Todos os episódios estão disponíveis numa landing page exclusiva da CNN Portugal, para que, quem não teve oportunidade de assistir ou deseja rever, possa aceder a todos os conteúdos.

O que pode encontrar?

  • Episódio do programa Marcas com História, inteiramente dedicado à CIMPOR
  • Mini programa sobre o Centro de Produção de Souselas (CPS)
  • Mini programa sobre o Centro de Produção de Alhandra (CPA)
  • Mini programa sobre o Centro de Produção de Loulé (CPL)

Os episódios contam com a participação do CEO da CIMPOR para Portugal e Cabo Verde, Cevat Mert, do Finance Country Director, Diogo Felgueiras, do Commercial Country Director, Ignacio Gómez, da Chief Human Resources Officer, Rita Baptista, e do Industrial Operations Country Director, Adrianno Arantes. Também estão presentes depoimentos dos Diretores das fábricas de Alhandra, Souselas e Loulé, bem como de vários colaboradores das unidades de produção, que partilham as suas experiências e perspetivas sobre a CIMPOR.

Clique aqui para aceder à landing page da CNN Portugal e assistir ou rever todos os episódios.