Quantcast
Argamassas Industriais, a Solução Inteligente - Argamassas Industriais, a Solução Inteligente

Notícias

Argamassas Industriais, a Solução Inteligente

Soluções

Argamassas Industriais, a Solução Inteligente

12 Maio 2022

A gama de argamassas CIMPOR é a solução inteligente que abrange um extenso leque de aplicações – reboco, alvenaria e pavimentos – e que, além da garantia da qualidade da marca CIMPOR, tem dado provas nos inúmeros projetos que já contaram com a sua utilização.

Apesar de serem dos elementos de construção mais comuns, as argamassas são também dos mais desvalorizados. Esta desvalorização é observável a muitos níveis do processo de construção, desde a fase de projeto até à execução no terreno e materializa-se de muitas formas.

Logo ao nível de projeto, é habitual encontrar uma indicação das argamassas a utilizar simplista, baseada ainda em traços e com pouca preocupação com a finalidade específica destas, em cada fase da obra. De facto, mesmo nos casos em que a prescrição defina traços distintos para as principais finalidades das argamassas, a verdade é que muitas destas não identificam o tipo de cimento nem o tipo de areia. A acrescentar aos pontos mencionados anteriormente, não existe uma especificação, regulamentação ou até mesmo orientação que possibilite justificar determinado traço face às características mensuráveis de desempenho que devem ser consideradas para cada tipo de utilização de argamassas.

Já na fase de execução propriamente dita, ou seja, no estaleiro de obra, a seleção, preservação e utilização dos materiais destinados às argamassas, e mesmo a sua própria preparação em obra, tendem a ser assuntos de pouco relevo. É comum que todo o processo de preparação das argamassas seja realizado por equipas menos experientes e sem qualquer acompanhamento da sua aplicação em obra.

ADVENTO DAS ARGAMASSAS INDUSTRIAIS

Naturalmente que a rápida evolução no mercado da construção, com início na segunda metade da década de 1990, levou ao aparecimento de novos problemas e situações, para os quais a abordagem tradicional já não tinha a capacidade de dar resposta. Desde logo, a própria explosão da construção levou que se começassem a procurar soluções que permitissem aumentar a eficiência das obras, face à combinação de mais empreitadas e de prazos de realização mais reduzidos.

Foi neste contexto que, em Portugal, as argamassas industriais começaram a ter uma expressão significativa, nomeadamente com o surgimento de soluções a granel, as quais possibilitaram responder a muitas das ineficiências associadas às argamassas em obra. O facto de virem pré-doseadas elimina o consumo de tempo associado à preparação em obra e liberta a mão de obra que se ocupava dessa tarefa para a execução de outras com maior valor associado.

Por outro lado, o seu armazenamento em silo permite que, para uma mesma área, se consigam ter prontas, a utilizar, uma maior quantidade de argamassas comparativamente à solução tradicional. Adicionalmente, o facto de serem produzidas industrialmente, com todas as vantagens ao nível da constância de produto e da precisão dos doseamentos, permitiu que estas pudessem ser aplicadas, não apenas por aplicação manual mas também por projeção mecânica, método de aplicação de argamassas de reboco com elevadíssima produtividade.

F​​OTO LX LIVING | PROMOTOR - REWARD PROPERTIES | EMPREITEIRO GERAL - ALVES RIBEIRO, S.A.

A acrescentar a estas vantagens, pode ainda considerar-se a maior facilidade em manter a limpeza do estaleiro (associado à ausência/diminuição dos montes de areia) e, nos casos em que a obra pode utilizar sistemas de transporte de argamassa por via pneumática, uma significativa diminuição da ocupação dos meios de elevação.

Já neste século, assistimos, nos últimos 15 anos, a uma contração na construção, o que levou a que se voltasse a equacionar retomar os métodos tradicionais de produção de argamassas por razões puramente ligadas a custos. No entanto, dois fatores uniram-se para limitar esse retrocesso: o facto de que é sempre difícil retroceder para métodos menos eficientes e as mudanças na natureza das obras.

Este segundo fator é, em grande medida, a principal causa para a expansão das argamassas industriais, pois apesar da diminuição da dimensão média das obras, a sua natureza também se alterou, nomeadamente face ao crescente peso das obras de renovação e restauro em zonas urbanas, bem como dos seus desafios inerentes, que levaram à necessidade de soluções tecnicamente mais exigentes e à economia do espaço de armazenamento em estaleiro.
 

SOLUÇÕES CIMPOR

Assim, a CIMPOR tem vindo a desenvolver soluções que vão ao encontro das necessidades do mercado, conseguindo, graças à conjugação de desenvolvimento contínuo e experiência de mais de duas décadas, oferecer um conjunto de soluções adaptadas à evolução verificada na construção.

A gama de argamassas CIMPOR abrange um extenso leque de aplicações – reboco, alvenaria, e pavimentos –, que, para além da garantia de qualidade da marca CIMPOR, tem dado provas nos inúmeros projetos que contaram com a sua utilização, destacando-se, a este propósito, o Hospital CUF Tejo, o Villa Baixa e, mais recentemente, o LX Living.

Artigos Relacionados

Trail Botão Camp

Eventos


Trail Botão Camp – CIMPOR: uma estreia com grande impacto

A primeira edição do Trail Botão Camp – CIMPOR foi um evento único que, integrado nas comemorações dos 50 anos da Fábrica de Souselas, promoveu não só a saúde e o bem-estar, mas também a solidariedade e o compromisso da CIMPOR com a comunidade.

Mais do que uma prova desportiva, o evento destacou-se como uma verdadeira celebração do espírito de equipa, ligação à natureza e apoio às comunidades locais. A participação entusiasta de colaboradores, atletas e habitantes da região criou um ambiente de partilha e superação que marcou todos os envolvidos.

O evento contou com quatro percursos, ajustados a diferentes níveis de preparação: Trail Longo (23 km), Trail Curto (17 km), Mini-Trail (12 km) e Caminhada (12 km). Cada modalidade proporcionou uma experiência única, promovendo o convívio, o contacto com a natureza e o desafio pessoal.

Partilhamos abaixo imagens que refletem o espírito positivo do Trail Botão Camp – CIMPOR. Pode ainda aceder à Produção de TV que deu origem às reportagens do evento emitidas na RTP2, RTP PLAY e Bola TV, que reforçam e reconhecem o sucesso do evento.

Homem técnico a analisar os ecrãs. Projeto Lean com o logotipo da CIMPOR.

Projetos


CIMPOR dá o primeiro passo no Programa Lean

Em parceria com a Lean Academy Portugal, a CIMPOR iniciou uma nova etapa no seu percurso de transformação, melhoria contínua, eficiência e sustentabilidade.

Através do Programa Lean, a CIMPOR visa otimizar processos, capacitar equipas e reforçar as práticas de gestão, promovendo uma cultura colaborativa orientada para a excelência operacional. A SACOPOR, empresa do grupo, assume o papel pioneiro neste projeto, que será progressivamente implementado ao longo de 2025 e estendido a outras unidades da empresa.

Iniciativas-chave do Programa Lean
O projeto integra um conjunto de ações concretas e interligadas que serão desenvolvidas em contexto real de trabalho, nomeadamente:

Melhorias conduzidas diretamente pelas equipas locais no ambiente de produção;
Sessões presenciais de capacitação, focadas em ferramentas de gestão e liderança de equipas;
Programa de tutoria para lideranças, centrado no reforço de competências de gestão;
Estabelecimento de rotinas de gestão e de resolução estruturada de problemas;
Promoção da estabilidade nos 4M’s: Materiais, Máquinas, Métodos e Mão de Obra.

Ao promover o envolvimento ativo das equipas e o fortalecimento das competências de liderança, a CIMPOR dá um passo sólido na construção de uma organização mais ágil, eficiente e preparada para o futuro. Este projeto reforça o compromisso da empresa com a inovação e o desenvolvimento contínuo, valorizando o contributo de cada colaborador na criação de soluções sustentáveis e de excelência.

CIMPOR fala de Descarbonização e Inovação na

Sustentabilidade


CIMPOR fala de Descarbonização e Inovação na "Sustentabilidade Talks"

A CIMPOR é a protagonista da mais recente edição da Sustentabilidade Talks, iniciativa integrada no programa Negócios Sustentabilidade 20|30, do qual somos orgulhosamente patrocinadores exclusivos na categoria Descarbonização.

O episódio conta com a participação de vários líderes da CIMPOR: Cristina Ramos, Diretora de Excelência Operacional; Paulo Rocha, Diretor de Sustentabilidade & Descarbonização; Sandro Conceição, Diretor Técnico Industrial e Energia; e o parceiro convidado Ricardo Raposo, Manager de Pré-Venda e Desenho de Soluções da Vodafone.

Em destaque, estão os avanços da CIMPOR na transformação digital, inovação e descarbonização, pilares centrais da nossa estratégia de sustentabilidade. A presença na Sustentabilidade Talks representa mais um passo na jornada de modernização da empresa, com o objetivo de fortalecer a agilidade, proximidade e transparência na forma como comunicamos e operamos. Além disso, esta participação é um reflexo do compromisso CIMPOR em tornar-se mais competitiva, eficiente e preparada para os desafios do futuro, alinhando as operações com as metas de descarbonização e os desafios da transição energética.

Convidamo-lo(a) a assistir à Talk e a descobrir como estamos a preparar o futuro da indústria cimenteira.