Projetos
516 Arouca a maior ponte pedonal suspensa do mundo
07 Fevereiro 2022
Suspensa no céu, em pleno Arouca Geopark, território da UNESCO, nasce a 516 Arouca, ligando a margem de Canelas à de Alvarenga.
A 516 Arouca, é constituída por gradis e cabos de aço, com 516 metros de vão, 1,20 metros de largura e 175 metros de altura acima do rio Paiva.
O tabuleiro em grelha metálica suportado por dezenas de cabos de aço sustenta-se em dois pilares de betão. Fornecida pela Betão Liz - Esmoriz, empresa do Grupo CIMPOR, esta obra teve como principal betão utilizado o C30/37.S4.XC4(P).D22.Cl0,4 (CPF). A principal dificuldade verificada nos fornecimentos foi o elevado tempo de transporte até ao local, que podia atingir as 2 horas, o que obrigou a utilizar adjuvantes especiais para manter o betão trabalhável durante um período de tempo mais alargado.
A travessia da ponte 516 Arouca é uma experiência incrível, mas há muito mais para usufruir.
Seja do alto da ponte, ou nos percursos a pé que levam até às suas entradas, há uma natureza envolvente única e, em grande parte, em estado bruto, que prende o olhar.
Nesta área classificada como Rede Natura 2000, os visitantes mais atentos podem observar diversas e magníficas espécies, da grande águia-cobreira à pequena borboleta-do-medronheiro, neste que é também o habitat natural de corços, coelhos-bravos, esquilos-vermelhos, lontras, lobos-ibéricos, águias-d’asa-redonda e não só.
São centenas de animais, alguns deles em risco de extinção, que encontram aqui um refúgio perfeito. Uma região onde também a flora é vasta e rica ao longo de todas as estações do ano.
Encontra aqui mais informações e vídeo desta icónica obra do Município de Arouca.